A influência do tempo pré-hospitalar no desfecho de pacientes traumatizados: uma revisão sistemática



O trauma é uma das principais causas de morte em todo o mundo; aproximadamente cinco milhões de pessoas morrem a cada ano como resultado de lesões traumáticas.

O tempo é considerado um determinante essencial no atendimento inicial ao traumatizado. 

O princípio do atendimento ao trauma é a 'hora de ouro' golder hour, o momento imediato após a lesão em que a ressuscitação e a estabilização são percebidas como mais benéficas.

Existem várias estratégias pré-hospitalares em relação ao tempo e transporte de pacientes traumatizados que são utilizadas.

Este artigo que foi apresentado é uma revisão sistemática. 

Foram incluídos estudos que relatavam intervalos de tempo pré-hospitalar para serviços médicos de emergência e o desfecho primário foi a influência na mortalidade.

O que diz a > Conclusão do autor: 

O transporte rápido é benéfico para pacientes que sofrem de traumatismo crânio encefálico e para o paciente com lesão penetrante hemodinamicamente instável. 

Para pacientes hemodinamicamente estáveis, o aumento do tempo na cena e do tempo total pré-hospitalar não aumenta as chances de mortalidade. Para pacientes com trauma indiferenciado, o foco deve estar no tipo de atendimento pré-hospitalar e não no transporte rápido.

Referência: HARMSEN et al, 2015



 A influência do tempo pré-hospitalar no desfecho de pacientes traumatizados: uma revisão sistemática

Comentários